16
Jul

Conheça as etapas e o poder do 3D de alta performance para o mercado imobiliário

Neste post vamos falar sobre as etapas pelas quais todo bom conteúdo visual 3D passa e sobre o poder que ele tem de antecipar o futuro nas apresentações das campanhas de lançamentos imobiliários.

Quando falamos em conteúdo visual 3D, nos referimos às imagens, plantas humanizadas, filmes, animações e tour virtual 360 em 3D. Tratando-se de campanhas para lançamentos imobiliários e vendas na planta, falamos em vender algo que ainda não está construído, algo que existe apenas em projeto. Neste ponto de vista, o conteúdo visual é indispensável para a campanha de qualquer lançamento imobiliário, pois ele consegue dar visibilidade a empreendimentos que ainda não existem.

Dito isto, continue a leitura para conhecer as etapas necessárias para produção de conteúdo em 3D e os seus 4 principais pontos positivos.

Para começar a produção 3D de um empreendimento é necessário ter obrigatoriamente o projeto arquitetônico pronto. Projeto de interiores, paisagismo e luminotécnico também são necessários, mas em alguns casos os clientes nos permitem propor as decorações e mobiliários quando não tem projeto de interiores. Tendo todos os arquivos em mãos, daremos início às etapas abaixo:

Nesta etapa produzimos todas as estruturas, objetos e superfícies do projeto de forma tridimensional através de softwares de computação gráfica.

Trata-se de ambientar o espaço, trabalhar nos acabamentos, distribuir todos os móveis e elementos que fazer parte de cada ambiente de forma harmônica.

Na fase de materiais, trabalhamos todas as cores e texturas dos ambientes. Cada material tem suas particularidades e propriedades distintas, como brilho, rugosidade, reflexo transparência. Todos eles têm precisam ser trabalhados com muita atenção pois faz total diferença no resultado final.

Etapa extremamente importante, nela trabalhamos todos os pontos de luz dos projetos. Com técnicas específicas, conseguimos gerar volume nas cenas, transforma-las em ambientes tranquilos, aconchegantes, e despertar assim sentimentos com o clima proposto.

Esta etapa é semelhante a se fazer uma fotografia. Nela conseguimos apresentar nosso olhar artístico com enquadramentos que agregam valor além de utilizar técnicas para conduzir o olhar das pessoas para o ponto que se deseja destacar.

Este é o processo de geração de uma imagem ou vídeo a partir dos modelos 3D finalizados após todas as etapas citadas anteriormente. O produto resultante é chamado de render 3D. Este processo é realizado através de softwares de renderização 3D

A última etapa é o tratamento das imagens através do Photoshop ou Lightroom. Nesta etapa conseguimos refinar as imagens digitalmente, utilizando técnicas para se obter mais realismo, adicionar efeitos visuais e atingir assim o resultado desejado. Por fim, iremos citar 4 principais pontos positivos e poderosos dos conteúdos visuais em 3D de alta performance.